A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, segue sem funcionamento desde maio deste ano.
A paralisação ocorre por falta de profissionais qualificados para compor a equipe assistencial.
Inaugurada no fim de julho de 2024, a unidade foi estruturada para atender pacientes de 0 a 18 anos e se tornar referência em neurocirurgia pediátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Localizada no 5º andar do Edifício de Internações, a UTI conta com 10 leitos e foi apresentada como reforço estratégico para ampliar a oferta de vagas em terapia intensiva infantil no estado.
Falta de profissionais no HC
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HC-UFG enfrenta dificuldades para contratar profissionais habilitados para atuar na unidade.
A previsão era contar com 56 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, para garantir o funcionamento contínuo dos leitos.

Estrutura e investimentos
A estrutura da UTI Pediátrica foi viabilizada com recursos da Ebserh e R$ 1,2 milhão em emendas parlamentares do senador Vanderlan Cardoso e dos deputados federais Flávia Morais.
No momento da inauguração, o espaço foi anunciado como uma conquista importante para o atendimento infantil de alta complexidade em Goiás.
No entanto, a ausência de profissionais mantém os leitos fechados, impedindo que a unidade cumpra seu papel de referência na rede pública.
O que diz o HC e a Ebserh
A Folha Z questionou o Hospital Clínicas e a Ebserh, através da assessoria de imprensa, sobre a situação da UTI Pediátrica mas até o fechamento desta matéria não obteve respostas.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”


Discussão sobre isso post