O deputado estadual Jamil Calife (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei que prevê a implantação obrigatória do ensino de Inteligência Artificial (IA) nos laboratórios de informática das escolas públicas estaduais.
Ensino
As atividades deverão ocorrer preferencialmente nos laboratórios de informática e poderão incluir oficinas práticas, aulas expositivas, uso de softwares educativos baseados em IA e projetos interdisciplinares voltados à solução de problemas cotidianos das comunidades escolares.
O projeto também prevê parcerias com universidades, institutos de pesquisa e empresas de tecnologia, buscando aproximar o ambiente escolar do ecossistema de inovação e ampliar as oportunidades de aprendizado.
Capacitação
A iniciativa estabelece que professores e técnicos de informática poderão receber capacitação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para atuar como mediadores no ensino da Inteligência Artificial.

Objetivos
A política “Inteligência Artificial nas Escolas” terá cinco finalidades principais:
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Desenvolver o pensamento crítico, lógico e criativo dos estudantes;
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Capacitar os alunos para o uso responsável e ético das tecnologias digitais;
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Estimular a criação de soluções tecnológicas para problemas reais;
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Promover a integração entre professores, alunos e comunidade escolar;
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Preparar os estudantes para o mercado de trabalho e profissões do futuro.
Justificativa
Na justificativa do projeto, Jamil Calife cita dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), que apontam um déficit de profissionais de tecnologia no país.
Segundo o levantamento, o Brasil forma cerca de 53 mil profissionais de TI por ano, enquanto a demanda média é de 159 mil, gerando uma lacuna superior a 100 mil vagas anuais no setor.
Impacto social e educacional
A expectativa é que a iniciativa amplie o acesso à tecnologia, fortaleça a inclusão digital e estimule o protagonismo estudantil.
Caso seja aprovado, o projeto colocará Goiás entre os estados pioneiros na implantação do ensino de Inteligência Artificial na educação pública, abrindo caminho para novas gerações preparadas para liderar transformações tecnológicas.
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