Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Coluna de Quadrinhos – Editora brasileira opta pelo digital e faz sucesso

11, novembro, 2014
A A
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

coluna de quadrinhos

Posts Relacionados

Obras do Governo de Goiás buscam viabilizar retomada do Aeroporto de Cargas de Anápolis

Novo líder de Mabel na Câmara afirma ter mais de 20 votos

Comurg mira descarte irregular em calçadas; SAIBA como denunciar

A Hanabi, fundada por Raphael de Almeida, começou suas atividades no começo deste ano com dois títulos de peso: Godzilla: O Despertar e Witch Doctor

“Ter uma editora de quadrinhos sempre foi meu sonho”, disse o proprietário, tradutor e editor da editora Hanabi, de Brasília, Raphael de Almeida Nogueira da Gama, de apenas 27 anos. A Hanabi, que significa Fogos de Artifício (traduzido do Japonês), atualmente tem licenças dos títulos Godzilla: Despertar e Witch Doctor. Ela trabalha com material digital e com preços super acessíveis, apesar do material de alta qualidade.

A editora ainda é pequena, foi fundada no início desse ano e conta com apenas mais dois funcionários: Erick Nascimento (editor) e Artur Tavares (revisor). Raphael explica que pesquisou por cerca de dois anos, pensando no mercado de mangás, com ajuda de um ex-sócio, Silvio Meurer, e percebeu que os custos estavam acima de sua disponibilidade financeira. Mesmo assim ele decidiu seguir em frente e hoje consegue se dedicar exclusivamente a este projeto.

ANÚNCIO

Os investimentos no mercado japonês não obtiveram sucesso, mas em compensação ele adquiriu a licença de seu primeiro título, Godzilla: O Despertar, da Legendary Comics. “Foi só então que abrimos as portas ao público e decidimos de vez investir no mercado americano”, pontuou.

Raphael de Almeida Gama é o fundador da Editora Hanabi, que trabalha com títulos digitais a preços acessíveis
Raphael de Almeida Gama é o fundador da Editora Hanabi, que trabalha com títulos digitais a preços acessíveis

Novidades

Além das HQs Godzilla: O Despertar e Witch Doctor, a Hanabi já tem planos para expandir seus títulos. Apesar de não revelar, o proprietário explica que já está em contato com a Dark Horse e com a Image.

Sobre as obras disponíveis, ele destaca a qualidade. “Godzilla: O Despertar é o prelúdio para o filme de 2014. A leitura é indispensável para qualquer fã do lagartão por se tratar acima de tudo a uma homenagem ao primeiro filme”, diz e continua: “Já Witch Doctor, ao contrário do que muitos pensam, é um quadrinho bastante sério, que pega clássicos do terror e os analisa por meio da medicina moderna. A trama mostra criaturas biologicamente críveis e consequentemente mais assustadoras, em parte graças ao traço de Lukas Ketner”.

Raphael explica que mantém contatos com alguns autores nacionais, mas por quererem ver o quadrinho impresso, as negociações acabam sendo difíceis. “Também há o medo de investir em uma empresa ainda nova no mercado, o que eu entendo perfeitamente”.

Apesar de ainda não ter anunciado oficialmente e possibilidade de lançar material nacional, o editor fez questão de dizer em primeira mão que abrirá espaço para os autores brasileiros que tiverem interesse: “Se você deseja embarcar nesse mundo, dê uma chance a Hanabi. Certamente ficaremos honrados em receber sua obra. Para tal, basta entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Faremos de tudo para tentar viabilizar esse seu sonho”, divulgou.

Impressos

Sobre a publicação de títulos físicos, o editor garante que já pensou e repensou sobre o assunto diversas vezes. “A verdade é que o custo seria muito alto. Talvez com um investimento de alguém ou uma parceria poderíamos tornar isso possível, mas no momento a única coisa que posso dizer é comprem. Sempre que me perguntam isso eu respondo: ‘Depende da venda do produto’. Não é apenas uma questão de se o produto vai vender bem ou não, e sim se teremos dinheiro suficiente para realizar tal façanha”.

Mercado

Segundo Raphael, o mercado nacional é bastante promissor e vem crescendo bastante nos últimos tempos, principalmente quando se fala nos quadrinhos japoneses, os mangás. “E a tendência, em minha opinião, e de continuar crescendo”.

Ele observa que atualmente não se associa mais quadrinhos a coisa de criança. Porém, ele ainda acredita que há um certo preconceito quanto aos quadrinhos digitais. Ele enfatiza que muitas pessoas não curtem ler no PC.

“Com a chegada dos smartphones e tablets os jovens passaram a ler mais utilizando esses dispositivos, porém em grande parte eles o utilizam para ler material ilegal. Outro grande inimigo desse ramo”, lamenta. “No fim, empresas como a minha têm uma dificuldade ainda maior de se estabelecer no mercado. É algo novo, é comum esse repudio, mas não deixa de ser algo antiquado. Em um mundo onde novas tecnologias, ideias e inovações surgem a cada instante não consigo entender o porquê das pessoas se apegarem tanto a ideias antigas”.

Para adquirir

Para adquirir as HQs da Hanabi é bem simples. “Basta clicar em comprar, se dirigir para o carrinho de compra, informar seus dados para facilitação do controle de venda e então se ir ao PagSeguro, sistema que acredito muitos estarem acostumados a utilizar”, explica Raphael.

Confira o site da EDITORA HANABI e seus títulos. Acesse a FAN PAGE AQUI

Dicas

Witch DoctorWitch Doctor – Primeira Incisão

2014

Brandon Seifert

Editora Hanabi

Esta edição introduz o leitor ao universo de Witch Doctor. O protagonista é Dr. Vincent Morrow, um excepcional médico que flerta com a magia e conhece os segredos de um mundo macabro. A primeira trama apresenta de maneira única a visão do roteirista Brandon Seifert sobre um vampiro, que é brilhantemente coroada no traço de Lukas Ketner.

Godzilla O DespertarGodzilla: Despertar – Capítulo 1

2014

Max Borenstein e Greg Borenstein

Editora Hanabi

O próprio Max Borenstein, escritor do novo longa de Godzilla, roteirizou esse prelúdio em quadrinhos do clássico monstro gigante do cinema oriental. Porém, ele contou com a parceria do também talentoso escritor Greg Borenstein para desenvolver a trama. O traço de Eric Battle completa a história que, como disse o editor chefe da Hanabi, “é indispensável para qualquer fã do lagartão”.

Francisco Costa é jornalista e fã de quadrinhos – [email protected]

Tags: despertardigitalgodzillahanabihqnogueira da gamaquadrinhosraphael de almeidawitch doctor
CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Não há mais diálogo, diz Tayrone sobre prefeito Paulo Garcia

Próximo Post

Roda de conversa esclarece mitos e incentiva amamentação

Próximo Post
O congresso será um espaço para a troca de conhecimentos e experiências e de divulgação da produção científica na área da neonatologia

Roda de conversa esclarece mitos e incentiva amamentação

Além de canções autorais, o grupo apresenta músicas consagradas de diversos artistas

Bruno Rejan Quinteto faz MPB no Teatro Sesi

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Secretária Fátima Gavioli | Foto: Divulgaçao

    Secretária de Educação Fátima Gavioli vai deixar o governo Caiado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Política do cão e gato – Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Opinião na Era do Compartilhamento: um caminho sem volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Destaque do Vila na Série C está perto de acertar com o Goiás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções do dia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .