Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Ex-presidente do Sindilojas, José Carlos Palma oficializa disputa da Fecomércio

12, abril, 2018
A A
Ex-presidente do Sindilojas-GO, José Carlos Palma Ribeiro | Foto: Folha Z

Ex-presidente do Sindilojas-GO, José Carlos Palma Ribeiro | Foto: Folha Z

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Ex-presidente do Sindilojas-GO, José Carlos Palma Ribeiro | Foto: Folha Z
Ex-presidente do Sindilojas-GO, José Carlos Palma Ribeiro | Foto: Folha Z

O empresário e dirigente classista José Carlos Palma Ribeiro registrou nesta quinta-feira, 12, a chapa encabeçada por ele com o objetivo de disputar a presidência da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) no mês que vem.

Posts Relacionados

Obras do Governo de Goiás buscam viabilizar retomada do Aeroporto de Cargas de Anápolis

Novo líder de Mabel na Câmara afirma ter mais de 20 votos

Comurg mira descarte irregular em calçadas; SAIBA como denunciar

Sob o nome de “Representatividade e Inovação”, o grupo diz ter o apoio da maioria dos 29 sindicatos aptos a votar nas eleições.

Depois de completar dois mandatos à frente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) e após ter ocupado vários outros cargos ligados à defesa do empresariado goiano, José Carlos Palma foi escolhido como candidato dentro de um grupo que deseja mudanças na Fecomércio.

Entidade enfraquecida

“A Federação é uma ferramenta de extrema importância na defesa do empresário. No entanto, a entidade está enfraquecida por interesses diversos e até conflitantes acumulados durante anos. E esses motivos de enfraquecimento devem ser reavaliados”, disse Palma.

LEIA MAIS: Precisamos de alguém ligado ao comércio na Fecomércio, diz presidente do Sindilojas

Ele ainda acrescentou que os empresários “precisam de uma federação forte e livre de compromissos que não tenham a ver com a defesa dos representados”.

A fala de Palma faz referência à existência de sindicatos dentro da Fecomércio que hoje contam com estrutura própria para a defesa do segmento, em nível estadual ou nacional, mas que ainda usufruem da estrutura sustentada pelo comércio goiano.

Relação com a sociedade

Uma das principais bandeiras de José Carlos Palma, caso eleito, será melhorar a imagem que o empresário tem na sociedade. Na opinião dele, ao contrário do que acontece em países desenvolvidos, quem tem empresa no Brasil é visto como vilão.

“Devido a estratégias políticas, o empreendedor é constantemente denegrido a ponto de não enxergar mais em si o valor e o peso que ele tem na sociedade”, disse.

Ao definir a importância do empresário, Palma é categórico: “quem empreende arrisca o próprio capital. O resultado é claramente visto nas riquezas para o país, na criação de empregos, na geração de renda e na melhora da qualidade de vida das pessoas. Quer mais peso do que isso?”, argumentou.

Na visão do candidato da chapa “Representatividade e Inovação”, a ocasião não poderia ser mais oportuna para o resgate dessa imagem.

Em meio a uma nova legislação trabalhista, José Carlos está convicto de que esse é o momento para que o sistema sindical se adeque aos novos tempos.

“A modernização da lei nos trouxe mais do que dificuldades. Temos agora a chance de fortalecer os sindicatos e estabelecer uma nova relação entre empregado e patrão, livre de qualquer estereótipo e maniqueísmo”, defende Palma.

Transparência

Engajado na defesa do empresariado ao longo dos últimos 15 anos, José Carlos Palma afirma que a Federação é uma entidade que tem no seu DNA o comércio e por isso precisa ter na direção pessoas ligadas a este universo.

“Não é possível admitir que uma instituição tão representativa seja conduzida na próxima gestão por pessoas ligadas a outros ramos de atividade. Se queremos fortalecer a Fecomércio-GO, é necessário que a presidência seja ocupada por um nome do setor. O grupo de sindicatos que me apoia representa mais da metade das empresas ligadas ao comércio goiano e compartilha desse mesmo sentimento”, disse Palma.

Atualmente, a Fecomércio-GO reúne cerca de 90 mil empresas, que juntas respondem por aproximadamente 60% do PIB goiano.

No quesito transparência, José Carlos avalia que a situação vivida no Brasil, no tocante ao combate à corrupção, deve atingir também as entidades classistas. A transparência, de acordo com ele, vai nortear sua gestão, melhorando ainda mais a boa imagem que a Fecomércio-GO já desfruta em âmbito nacional.

“Fomos às ruas para combater a corrupção, compra de votos, favorecimentos, barganhas por cargos e acordos financeiros. Se cobramos isso dos políticos, manteremos a coerência por seguir a mesma linha dentro da Federação. Justamente por isso, nossa chapa está atenta e não tolera nenhuma prática ilícita desde agora”, afirmou Palma.

O candidato reiterou que o empresário precisa sentir confiança na instituição que o representa, bem como nos seus dirigentes, para que ele próprio seja valorizado e respeitado pela sociedade e pelos governantes.

Eleições

A eleição para a presidência da Fecomércio-GO acontece no dia 11 de maio, na sede da entidade. A chapa vencedora será aquela com maior número de votos absolutos. O colégio eleitoral é composto pelos 29 sindicatos que integram a Federação.

Quem é José Carlos Palma Ribeiro

José Carlos Palma Ribeiro é empresário do segmento de relojoaria, gravações e artigos para presentes. Natural de Cuiabá (MT), veio para Goiânia ainda criança. Atualmente é vice-presidente da Fecomércio-GO; vice-presidente do Sindilojas-GO, membro titular do 2º Grupo Sindical do Comércio Varejista do Serviço Nacional do Comércio (SENAC).

Já foi tesoureiro da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Goiânia; membro da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg); presidente da Associação dos Lojistas do Flamboyant (Aslof , presidente do Conselho Estadual do Trabalho (CET) e presidente do Sindilojas-GO por dois mandatos, entre 2010 e 2018.

Principais propostas de José Carlos para a Fecomércio-GO

Segundo José Carlos, o plano de ação da chapa “Representatividade e Inovação” está baseado em três pilares: integração, inovação e crescimento.

Abaixo um resumo dos objetivos traçados.

Criação do SESP: o Serviço Social Patronal será uma entidade associativa de caráter cooperativo. O objetivo é o desenvolvimento econômico, além da prestação de serviços e atividades de lazer;

Criação do Instituto Merc: organização de caráter técnico-cultural e educacional, voltado para pesquisa e desenvolvimento econômico e social para integrar sindicatos, empresas, escolas e universidades;

Comunicação: criação de um sistema que permita a difusão de informações do setor produtivo, centralizando a divulgação de notícias do sistema sindical. O objetivo é transmitir com clareza a importância e o peso do setor produtivo na sociedade;

ANÚNCIO

Empreendedorismo: estruturação de um projeto que vise incentivar, subsidiar e orientar a abertura de novos negócios em Goiás, contribuindo para a massificação da cultura do empreendedorismo. A ideia é também assessorar o empresário já constituído;

Estrutura organizacional: adequação do sistema buscando eficiência na gestão, incluindo Sesc e Senac;

Intervisitação: implantação do benchmarking a fim de promover amplo relacionamento entre sindicatos e empresas;

Fóruns: promoção de fóruns e encontros de âmbito local e regional, com foco na integração permanente dos dirigentes sindicais, empresários e Fecomércio-GO;

Distanciamento empresarial: combate ao fenômeno do descaso do empresário para com o sindicato por meio da adoção de ações eficazes de informação, orientação e validação de seus propósitos;

Multirepresentatividade: potencializar a representatividade criando parcerias sindicais para alcançar um resultado mais efetivo em todas as regiões do Estado de Goiás.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Tags: fecomercioGoiásSindilojas
CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Ozair desmente boato e afirma que estão ‘inventando factoides’ sobre ele

Próximo Post

Trio mata amigo, abre o corpo e enche de pedras para ocultá-lo em Jataí

Próximo Post
Para ocultar cadáver em rio, dupla enche corpo de pedras em Jataí | Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Trio mata amigo, abre o corpo e enche de pedras para ocultá-lo em Jataí

Presidente do PP Estadual Alexandre Baldy, pré-candidato a deputado federal Professor Alcides e secretário-geral da sigla Adriano Avelar | Foto: Reprodução

Recém filiado ao PP, Professor Alcides tende a ser o candidato de Gustavo Mendanha

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Secretária Fátima Gavioli | Foto: Divulgaçao

    Secretária de Educação Fátima Gavioli vai deixar o governo Caiado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções do dia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Opinião na Era do Compartilhamento: um caminho sem volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Política do cão e gato – Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Destaque do Vila na Série C está perto de acertar com o Goiás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .