Um levantamento da Folha Z mostra que 9 lideranças políticas sem mandato, mas com forte presença em cargos políticos estratégicos, já se articulam para disputar votos e garantir lugar nas urnas nas eleições de 2026, consolidando seus projetos políticos.
Entre os cotados estão ex-prefeitos, ex-vereadores e secretários municipais que enxergam nas próximas eleições oportunidade de fortalecer sua influência na cidade.
Entre os nomes cotados estão ex-prefeito, ex-vereadores, secretários do prefeito Leandro Vilela e assessores de deputados que enxergam nas próximas eleições a chance fortalecer seus projetos políticos.
Willian Panda
O secretário de Habitação e ex-vereador Willian Panda se prepara para nova disputa.
Prestes a deixar o PSB, deve concorrer a deputado estadual, possivelmente pelo Podemos.
Em 2024, Panda foi candidato a prefeito de Aparecida, terminando em 3º lugar com mais de 20 mil votos.
No 2º turno, apoiou Leandro Vilela, atual prefeito, que o convidou para integrar a gestão à frente da Habitação.
Na eleição de 2022, obteve 15,6 mil votos, ficando como 1º suplente da coligação.

Vilmar Mariano
O ex-prefeito Vilmar Mariano avalia disputar vaga na Assembleia Legislativa, segundo aliados próximos.
Antes disso, precisa reverter condenação que o tornou inelegível por 8 anos, por abuso de poder nas eleições de 2024.
Ele e a esposa, Sulnara Santana, recorrem da decisão e acreditam em desfecho favorável.
Vilmar tem longa trajetória política: foi vereador por 4 mandatos, presidiu a Câmara e comandou a Secretaria de Esporte antes de chegar à Prefeitura.

Vanilson Bueno
O atual secretário de Articulação Política, Vanilson Bueno, também deve concorrer novamente a deputado estadual.
Em 2022, recebeu cerca de 9,9 mil votos.
Para 2026, aposta no apoio de parte da gestão Leandro e na força política do ex-prefeito Gustavo Mendanha.

Almeidinha
Indicado por Gustavo Mendanha, João Pedro Almeida Ribeiro, o Almeidinha, comanda a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida.
Natural de Goianésia, foi vice-prefeito do município antes de integrar a equipe de Mendanha e é cotado para disputar vaga na Assembleia Legislativa com o apoio do grupo mendanhista.
Tem condições financeiras para bancar sozinho a própria campanha.

Alessandro Magalhães
Secretário de Saúde, Alessandro Magalhães é considerado um dos auxiliares mais próximos do prefeito Leandro Vilela e mantém forte vínculo com Gustavo Mendanha.
Mesmo sem experiência em disputas eleitorais, é visto pelos grupos de Leandro e Mendanha como alternativa da base governista para 2026, para ocupar cadeira na Alego.
Alessandro Magalhães também preside o MDB em Aparecida.

Erick Magalhães
Ex-secretário de Cultura e atual assessor especial do deputado federal Professor Alcides, Erick Magalhães atua ao lado do parlamentar há mais de 15 anos.
Foi gerente administrativo da Unifan e um dos responsáveis pela área financeira da campanha de 2024, quando Alcides disputou a Prefeitura de Aparecida.
Erick é apontado como um dos articuladores políticos de confiança do deputado e é padrinho da filha de Alcides, Elisa Magalhães, de 2 anos.

Fernanda Sarelli
Advogada criminalista e empresária, Fernanda Sarelli tem atuação destacada em causas sociais por meio do Instituto Pingo de Gente.
Filiada ao PT, foi candidata a vereadora em 2024 e deve continuar ativa na política local.
Segundo apurado, ela tem o desejo de se candidatar a deputada estadual.
Fernanda mantém proximidade com Delúbio Soares, ex-tesoureiro nacional do partido, e possui bom acesso ao prefeito Leandro Vilela.

Mayara Mendanha
Secretária de Assistência Social e esposa do ex-prefeito Gustavo Mendanha, pré-candidato ao Senado, Mayara Mendanha ainda não confirmou planos eleitorais.
Mesmo assim, é citada nos bastidores como possível candidata a deputada estadual, caso haja reconfiguração dentro do grupo político liderado pelo marido.

Carol Araújo
A secretária de Políticas Públicas Carolina Tavares Araújo mantém atuação destacada na atual gestão e é lembrada como um dos principais nomes femininos para as próximas eleições.
Carol é apadrinhada politicamente pela primeira-dama de Aparecida, Lana Bezerra, e mantém vínculo com o grupo da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado.
Em 2020, foi candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Márcia Caldas e tem reforçado seu espaço na gestão municipal com perfil técnico e articulação política crescente.

Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.


Discussão sobre isso post